Intitulada "a rua mais charmosa do Brasil", é hoje o centro da vida noturna de Arraial. Oferece excelente oferta gastronômica, além de bares com música ao vivo e lojas de todo gênero. Com um astral leve, a rua é colorida e cheia de vida.
Durante os anos 80 e 90 era o point da noite de Arraial, quando o agito só terminava ao sol raiar. Bares e restaurantes se seguiam, lado a lado, tocando lambada, o ritmo de sucesso da época e que foi um dos responsáveis da projeção da região como um dos principais destinos turísticos de Brasil.
Datada de 1549, a Igreja de N. Sra. d’Ajuda é ainda hoje um importante santuário ao qual se dirigem muitos fiéis, especialmente em agosto. Tida como milagreira, a santa está intimamente ligada à origem do vilarejo. Atualmente, ao redor da agradável praça defronte à igreja, encontramos lojas de artesanato e restaurantes.
Emoldurada pelas falésias descritas por Pero Vaz de Caminha em sua famosa carta ao rei de Portugal, esta linda praia conta com excelente estrutura para atender ao turista. De fácil acesso, é só chegar e curtir o visual. Recomendamos o Peixe Assado no Telha ou o Camarão na Moranga, especialidades dos restaurantes locais.
Uma das praias mais bonitas da região. O acesso, contudo, é restrito e controlado. A foz do rio que dá nome ao lugar desenha constantemente novas paisagens. Ponto de avistagem de tartarugas marinhas. Depois do dia de praia, a pedida é um passeio ao pitoresco "Quadrado de Trancoso", lugar que preserva características de suas origens jesuíticas.
Este vilarejo tem sua origem em um assentamento jesuítico, de aí sua disposição peculiar conhecida como Quadrado de Trancoso, que hoje é cenário para um belo passeio ao entardecer. A igreja de São João Batista, datada de 1586 e atrás da qual se descortina a vista panorâmica mais ampla de nosso litoral, mantém seu desenho original.
Considerada por alguns guias de viagens como uma das mais belas praias do litoral brasileiro, a praia do Espelho (ou Curuípe) é um conjunto de pequenas enseadas de águas cristalinas e piscinas naturais formadas por recifes de corais.
Pé na areia, mar de um lado, rio do outro e uma atmosfera relaxante e descontraída. Situada no extremo sul de nosso município, Caraíva é uma aldeia de pescadores encravada numa ponta de praia, às margens do rio com o mesmo nome. O pôr do sol visto desde a beira do rio é simplesmente inesquecível.
Instalada numa grande área de preservação ambiental, esta comunidade da etnia Pataxó desenvolve um importante programa de resgate cultural. Os visitantes têm a oportunidade de percorrer trilhas na Mata Atlântica com um guia indígena, participar de rituais, provar a culinária e comprar artesanato. Uma experiência emocionante e inesquecível.
Importante conjunto arquitetônico do sec XVI, em excelente estado de conservação, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1968. Exemplares emblemáticos da arquitetura colonial, como a Casa de Câmara e Cadeia(1756) e a Igreja de N. Sra. da Misericórdia (1526) são também museus que hospedam acervos com importantes peças de arte sacra e da época do Descobrimento.
Excelente opção para a compra de souvenires, a Passarela do Álcool reúne lojas e restaurantes a postos de ambulantes que vendem de tudo: desde o artesanato local ao tradicional capeta, bebida típica da região, preparada com guaraná em pó.
BaEste banco de recifes de coral com 17,5 km² tornou-se parque marinho municipal em 1997 e oferece um dos melhores lugares para a prática do snorkling. É possível avistar grande variedade de peixes e corais, alguns presentes apenas no Extremo Sul da Bahia.
Uma das mecas da Axé Music, a praia de Taperapuan concentra as principais barracas de praia da orla norte de Porto Seguro.
Coordenadas:
16° 31' 59" Sul / 39° 4' 59" Oeste
Av. Brig. Faria Lima,
s/n a 2km do centro da cidade.
Telefone: (73) 3288-3741
Pista (m): 2.000 x 45
Terminal de Passageiros:
3.3201 m²